terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Nonhuman Rights Project pede que chimpanzé seja considerado "pessoa de direito"

Um grupo de defesa dos direitos animais entregou o que considera ser o primeiro processo legal para que se considere um chimpanzé enjaulado como “pessoa legal” (não é porreiro, é pessoa “de jure”).
O Projeto Nonhuman Rights Project dos Estados Unidos reclama que um primata de 26 anos está a ser prisioneiro de uma “jaula pequena, húmida de cimento, numa arrecadação escura e cavernosa” no centro de Nova Iorque.
A organização reclama a sua imediata libertação para um santuário e pediu a um tribunal de estado que reconheça que é “uma pessoa de direito cognitivamente complexa e autónoma, com o direito fundamental de não ser aprisionada”.
Os chimpanzés “possuem capacidades cognitivas complexas que estão tão rigidamente protegidas quando encontradas nos seres humanos”, disse à Reuters Steven Wise (sensato, em americano?), presidente do grupo.

“Não há motivo para não serem protegidas quando se encontrem em chimpanzés”, acrescentou.

Isto cria um precedente perigoso: um chimpanzé pode chegar a presidente dos Estados Unidos...
Bem... já tiveram um...

1 comentário:

Anónimo disse...

foi cientificamente comprovado que a inteligência cognitiva de certos animais como chimpanzé, orangotango, papagaio cinza, golfinho, elefante e orcas tem inteligência cognitiva de uma criança de 8 anos de idade, ou seja, ela tem uma capacidade de raciocínio sim, porem limitada, é capaz de aprender com erros e acertos, mais não tão complexo como nos seres humanos, capazes de filosofar.Como a base educacional que nos é dada é antropocêntrica, especicista, não nos dá a oportunidade de reconhecer a singularidade de cada espécie além da nossa, o que é um certo tipo de preconceito, pois se analisado de perto, pássaros, abelhas, são excelentes arquitetos, dominam a física, química e a matemática, a estrutura do seu ninho não entra chuva ou vento, coisas que o ser humano não foi capaz de reproduzir ainda, abelhas se organizam em comunidade para a produção de mel, são seres sacientes, ou seja, capazes de sentir angustia, dor, prazer, e felicidade, medo, e ter autonomia nos seus comportamentos. Os direitos fundamentais como a liberdade e integridade física deve existir, pois o que justifica um pássaro viver uma existência em uma gaiola? Se detém de assas? Se Deus lhes deu assas foi para voar! Integridade física porque os animais não são objetos para descontar as frustações humanas! Devem ser protegidos, e a sociedade tem exigido isso, a moral tem que estar acima do Direito, e sempre acompanhar a evolução humana, o que não tem acontecido, mas deve! Pessoas com deficiência mental, impossibilitadas e crianças são sujeitos de direitos mais não de deveres, assim são os animais, se aplica por analogia, tratadas como crianças, seres vulneráveis, manipuláveis.